Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Assim começa a Oração conhecida de São Francisco de Assis.

Você sabia?!
Essa Oração pela Paz apareceu pela primeira vez em 1913 numa pequena revista local da Normandia, na França. Era o tempo da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, por toda parte, faziam-se orações pela paz. Pouco tempo depois da publicação da Oração pela Paz em Roma, um franciscano, Visitador da Ordem Terceira Secular de Reims, na França, mandou imprimir um cartão tendo de um lado a figura de São Francisco com a regra da Ordem Terceira Secular na mão e do outro a Oração pela Paz. No final, uma pequena frase que dizia: “essa oração resume os ideais franciscanos e, ao mesmo tempo, representa uma resposta às urgências de nosso tempo”. Com última essa frase a oração ficou conhecida como “Oração de São Francisco”.

Essa oração realmente revela aquilo que São Francisco viveu e pregou, revela seus ideais. Em sua vida ele buscou testemunhar a paz e promovê-la em todas as situações e a cada pessoa que encontrava, com a reconciliação, a esperança, o conforto, a alegria, a verdade, a fé e o amor. São Francisco não só falava e vivia a paz, mas também exortava os seus frades para que levassem a todos, em palavras e ações, a saudação: “O Senhor te dê a Paz”.

Francisco sabia que a paz era um dom de Deus, e era para todos, sem exceção. Sigamos os passos de São Francisco, aprendendo com a intercessão dele a amar e seguir de forma intensa e verdadeira.


Acompanhe nossas redes sociais